domingo, 6 de novembro de 2011

REVIEW: "Incendies- A Mulher que Canta"


FICHA TÉCNICA:
Realizador: Denis Villeneuve
Actores: Lubna Azabal, Mélissa Désormeaux-Poulin, Maxim Gaudette
Género: Drama
Duração: 2 horas e 10 minutos

SINOPSE:
Após a leitura do testamento da sua falecida mãe (Azabal), os gémeos Jeanne (Désormeaux-Poulin) e Simon Marwan (Gaudette) recebem dois envelopes- um para entregar ao pai que julgavam morto e outro para o seu irmão, cuja existência desconheciam.
Intrigada, Jeanne decide partir rumo ao Médio Oriente para desenterrar a verdade acerca do inquietante passado da sua progenitora.

O VEREDICTO:
Incendiário.
Visceralmente poético.
Um dos nomeados ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro (perdeu a estatueta para o dinamarquês "Haevnen- Num Mundo Melhor"), "Incendies- A Mulher que Canta" de Denis Villeneuve tem, logo à partida, o virtuosismo de não ceder ao politicamente correcto (entre outras, veja-se a cena da emboscada à camioneta onde segue Nawal Marwan (portentosa interpretação da belga Lubna Azabal)), nunca receando chocar o espectador, que se vai sentindo cada vez mais desconfortável à medida que Jeanne e, posteriormente, Simon (desempenhos soberbos de Mélissa Désormeaux-Poulin e Maxim Gaudette) vão descobrindo todas as agruras por que a mãe passou desde a adolescência até à idade adulta.
Uma obra-prima que merece ser descoberta por todos os que amam a Sétima Arte e que nos faz ficar colados à cadeira até à inquietante descoberta final.
Imperdível!

NOTA (0 A 5):
5


2 comentários :

renato mano disse...

Beeeeeem com uma critica destas vou ter de ver,e vai ser já :)

Close Up! disse...

Eh,eh!
Andas a ler as nossas críticas, Renato? :)
O filme é muito, muito perturbador!