terça-feira, 1 de janeiro de 2013

TOP 10 (Os Melhores Filmes de 2012)

Os brilhantes manos Wachowski (com a colaboração do não menos excelso Tom Tykwer) voltam a acertar na mouche com um filme arrebatador, engenhosamente arquitectado e maior do que a própria vida, um rodízio de géneros recheado de excelentes interpretações e com uma banda sonora inesquecível. (Vê o trailer clicando AQUI)

Apesar de não atingir o brilhantismo de "O Cavaleiro das Trevas", este derradeiro capítulo da trilogia dirigida por Christopher Nolan tem um sentido de espectáculo apuradíssimo e, certamente, das melhores sequências de acção de 2012. (Vê o trailer clicando AQUI)

Joss Whedon conseguiu o impensável: juntar no grande ecrã alguns dos maiores super-heróis do mundo e, surpresa das surpresas, oferecer-nos muito mais do que um espalhafatoso festim visual. (Vê o trailer clicando AQUI

4º. "ARGO"
Uma incrível e tensa história verídica que, literalmente, nos fez transpirar até aos créditos finais. "Argo" é a derradeira confirmação de Ben Affleck como um cineasta a não perder de vista! (Vê o trailer clicando AQUI)

Um drama poderoso e pungente, uma montanha russa de emoções fortes conduzida com mestria por Gavin O'Connor, onde Tom Hardy, Joel Edgerton e Nick Nolte cintilam intensamente do início até ao espectacular e arrebatador final. (Vê o trailer clicando AQUI)

Apesar de, à primeira vista, ter uma premissa algo lúgubre (dois personagens de classes sociais completamente distintas unem-se para encontrar o seu lugar na sociedade), a verdade é que "Amigos Improváveis" é um filme terno e recheado de humor, que confirmou o talentoso François Cluzet como um dos melhores actores franceses da actualidade e revelou o (até aqui) desconhecido Omar Sy como um talento a ter debaixo de olho. (Vê o trailer clicando AQUI)

Um thriller de ficção científica cerebral e fascinante, munido de um argumento brilhante (apesar de pouco dado a explicações quanto ao tema das viagens no tempo), uma realização sóbria e competente de Rian Johnson e uma interpretação simplesmente assombrosa de Joseph Gordon-Levitt. (Vê o trailer clicando AQUI)

A declaração de amor do cineasta Rich Moore ao mundo dos videojogos resultou numa das animações narrativa e visualmente mais originais dos últimos anos, uma sucessão deliciosa e imparável de gags que nos fez sair da sala de cinema com um sorriso de orelha a orelha. (Vê o trailer clicando AQUI)

9º. "CRÓNICA"
Surpreendente e extraordinário found footage (não se assustem, pois a câmara pouco ou nada treme) do jovem prodígio Josh Trank, onde tudo está no devido lugar e funciona na perfeição, desde as sequências com maior carga dramática (especialmente as vividas por Andrew, personagem que o inexperiente Dane DeHaan assumiu na perfeição) até àquelas onde a acção assume o controlo das operações, deixando-nos literalmente boquiabertos (com especial destaque para o final absolutamente épico!). (Vê o trailer clicando AQUI)
Peter Jackson mostra-se em grande forma neste seu ansiado regresso à Terra Média, voltando a colocar todo o seu empenho no objectivo (plenamente conseguido) de dar ao espectador uma longa-metragem cheia de aventura, criaturas e cenários fantásticos e uma grande dose de humor. (Vê o trailer clicando AQUI)

9 comentários :

Zé da Trouxa disse...

Discordo bastante desta lista. Não fiz nenhuma, mas só incluiria o Argo dessa lista e teria talvez também:

A vida de Pi
Brade
Selvagens
A branca de neve e o caçador
Cosmopolis

mi mendes disse...

Belo top mas discordo numa coisa:o Cavaleiro das Trevas Renasce e tão bom como o Cavaleiro das Trevas e o Batman:O Início.Não entendo porque o Inicio é sempre ignorado.

Zé da Trouxa disse...

"Brave", queria eu dizer.

Cátia Gomes disse...

Não costumo fazer listas. Mas se fizesse, da vossa lista, incluiria:

Warrior
Amigos Improváveis
Argo
Cavaleiro das Trevas

Acrescentaria:

O Artista (o meu top top top)
A Vida de Pi (mágico)
As Flores da Guerra
Lawless
As Vantagens de Ser Invisível
A Idade do Rock (achei brilhante)

Miguel disse...

confesso que ainda só vi os vingadores dessa lista, mas cada um tem os seus gostos e de certeza que a minha lista seria diferente. vou pensar em fazê-la, embora como disse, nao tenha vista alguns dos mais mediáticos.

Close Up! disse...

Mi, o BATMAN - O INÍCIO também é muito, mas mesmo muito bom, nunca disse o contrário...
Como já referi anteriormente, a trilogia BATMAN do Chris Nolan é das melhores sagas alguma vez produzidas, mas O CAVALEIRO DAS TREVAS é o ponto alto da trilogia, na minha opinião.

Zé da Trouxa disse...

Acabei de ver o Warrior e merece bem estar no top 10. Mas o filme tem ano de produção 2011. Portanto esta lista é sobre quando os filmes estrearam em Portugal. Será que estreou este ano o Artista e o Hugo? Não me lembro. E filmes que não estrearam no cinema como penso ser o caso de Another Earth? O ano de produção é 2011 mas só passou na televisão portuguesa em 2012.De facto fazer esta lista é muito complicado.

Close Up! disse...

Apesar de alguns dos filmes da lista terem sido produzidos em 2011, apenas estrearam em Portugal no ano seguinte e, por isso mesmo, ficaram habilitados para fazerem parte das nossas escolhas.
E tens razão, Zé: fazer este tipo de listas é mesmo uma tremenda dor de cabeça! :)

Sofmota disse...

Cloud Atlas é definitivamente o melhor e está a ser completamente ignorado nos prémios. Excelente argumento embora adaptado, performances e caracterizações de outro mundo. Até Hugh Grant parecia actor ;)