sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

VENCEDORA DO PASSATEMPO "COISAS BOAS... QUE NÃO ENGORDAM"


A nossa crítica: Mais Sabor. Mais Saúde. Menos Peso.
É esta a premissa deste livro da autoria de João Viegas que já trazia na bagagem o delicioso Cozinha Fácil para Homens* que não sabem estrelar um Ovo (*ou Mulheres Emancipadas).
Abrimos o livro ao calhas e tivemos o infortúnio de ter parado logo na página da "Beringela à Siciliana" onde a estrela principal é precisamente o vegetal que mais abominamos.
Mamma mia, que começo tão pouco auspicioso!
Viramo-la rapidamente e deparamos-nos com a foto de um apetitoso "Chili de feijão vermelho com molho de abacate" que foi o bastante para nos captar novamente a atenção e ler este excelente compêndio culinário de fio a pavio.
Ele era "Delícias de uvas com amêndoas""Noodles de frango com laranja""Arroz de coco""Sopa de cenoura com gengibre"... um sem-número de iguarias com uma fotografia igualmente convidativa a acompanhar.

Aproveitamos a deixa para vos alertar acerca do único senão do livro: não deve ser lido de estômago vazio, nós fizemo-lo e acabamos a salivar... literalmente!
É que não obstante as imagens pecaminosas, as explicações eram tão incrivelmente simples e directas que até nos fizeram acreditar que cozinhar é um processo meramente intuitivo e que qualquer um, mesmo uns imberbes aprendizes como nós, poderia pegar nesta obra e dar azo aos seus devaneios gastronómicos.
E de facto, seguindo passo a passo as instruções deste Coisas Boas... (que não são pecado, nem são proibidas e que não Engordam pudemos, efectivamente, passar a fazer boa figura na cozinha!
Não lhe falta rigorosamente nada, tem informações úteis acerca da alimentação, tabela de calorias e uma mão cheia de receitas saborosas, acessíveis e de fácil preparação, desde snacks até peixes e mariscos, não descurando a comida vegetariana, porque uma refeição saudável não tem necessariamente de ser insípida ou nos dar vontade de cortar os pulsos...
Ficamos a aguardar impacientemente por um segundo volume!

RESPOSTA À QUESTÃO:

P: Qual o nome do livro (editado pela Editorial Bizâncio) que João Viegas escreveu em 2010?
R:  Cozinha Fácil para Homens* que não sabem estrelar um Ovo (*ou Mulheres Emancipadas).

VENCEDORA:
Maria Odete Silva (Palmela)

MUITOS PARABÉNS!

2 comentários :

Odete Silva disse...

Olá Close Up!!! Chegou o livro a casa, e parece ter umas receitas bem apetitosas, tenho que aprofundar para colocar algumas em prática, mais uma vez obrigada:)))
Depois direi algo quando confeccionar uma das receitas!

Close Up! disse...

Votos de muitos e bons cozinhados, Odete! :)