sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Passatempo "Ser Como Tu"


SOBRE O LIVRO:

Numa frase célebre, o poeta russo Osip Mandelstam disse que "na poesia é sempre de guerra que se trata". Num registo diferente, Carl Von Clausewitz diz-nos que "a paz é a continuação da guerrapor outros meios". E esse também se pode dizer que é o ponto de vista assumido em "Ser Como Tu".
Em guerra incessante consigo próprio, o Eu que está por detrás dos poemas de Miguel Almeida mostra-nos que as piores guerras, as mais constantes e perigosas, não são as que travamos com os outros, mas as que travamos connosco próprios e com as nossas circunstâncias. Mas estas também são as guerras que nos trazem as conquistas mais importantes e decisivas.

POEMA "ADOLESCER":

Se o meu nome é ARTE,/ O meu país é LÍNGUA,/ A minha vida é PALAVRA,/ Em amparos e disparos,/ Em assombros,/ Por cada frase, feita a doer/ Num tempo próprio, que é o meu/ A minha vida há-de ser, ATÉ MORRER/ A minha INFÂNCIA, amadurecendo em mim/ A minha dor, até que viva só de ADOLESCER.


TERMINADO

2 comentários :

Anónimo disse...

Olá,
Vim retribuir o simpático comentário no Euphoria*.
Antes de mais aproveito para dar os parabéns pelo 1º aniversário do blog(vi no blog da Dulce do Agre&Doce).
Confesso que não sou uma visitante habitual deste blog,porque ainda não o conhecia.
Desde que vim para o Luxemburgo, que não vejo muita tv ou filmes. Há 1 ano que não vou ao cinema.
Vou vendo principalmente os filmes que os amigos vão recomendando e que consiga arranjar na net(espero não ir presa).
Por isso ando bastante desactualizada. Conto com este blog para me por a par das novidades cinematográficas e não só!
Um bjinho

Close Up! disse...

Obrigado Euphoria*!
Contamos com a tua presença por estas bandas.
Bjs.