terça-feira, 5 de abril de 2011

Passatempo "Os 33: O dramático resgate dos mineiros chilenos"



Sinopse: ""Os 33: O dramático resgate dos mineiros chilenos" é um relato absorvente e rigoroso do mais longo e profundo enterramento humano de sempre, acompanhado de perto por Jonathan Franklin, o jornalista que começou a seguir a história a 5 de Agosto, o dia em que a terra tremeu e deixou 33 homens presos no interior de uma mina de cobre em San José, um lugar perdido a mais de 800 quilómetros da capital Santiago. Na altura, o Mundo ainda não sabia da existência destes homens, o que viria a acontecer algumas semanas mais tarde, a 22 do mesmo mês, quando uma sonda revelou que estavam vivos.
Durante um mês, o autor de "Os 33: O dramático resgate dos mineiros chilenos" viveu na encosta onde fora montado o centro de operações de salvamento. 
E, enquanto os homens se mantinham reféns dos setecentos metros de terra acima deles, Franklin arranjou uma forma rudimentar de falar com eles ao telefone, de pô-los em contacto com o Mundo. Assim que foram resgatados das entranhas da terra, o autor conduziu uma série de entrevistas com os mineiros, que se encontravam no recobro do hospital de campanha. O enfoque do livro incide, não apenas no drama vivido pelos mineiros, mas também na parte logística e humana relacionada com toda a operação de salvamento, do operador da máquina de perfuração (um americano do Colorado) ao chefe dos médicos e ao psicólogo responsável pelo apoio aos familiares dos mineiros.
Jonathan Franklin analisa ainda o jogo de interesses que tornou esta situação inevitável, numa mina de cobre particularmente perigosa e mortífera.
Baseado em mais de 75 entrevistas com os mineiros, as suas famílias e a equipa de resgate, o autor combina o olhar do especialista no detalhe e no diálogo com a história profundamente tocante e extraordinária dos mineiros, em luta pela sobrevivência num ambiente de extrema adversidade". 




TERMINADO
Enviar um comentário