segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

VENCEDOR DO PASSATEMPO "COMPLEXO- UNIVERSO PARALELO"

Endereço electrónico: http://www.presenca.pt/

DEPOIS DO FILME, O COMPLEXO DO ALEMÃO AGORA EM LIVRO

A nossa crítica: Mário e Pedro Patrocínio, são dois jovens irmãos portugueses que, entre 2004 e 2007, decidiram viver no "Complexo do Alemão", o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro, onde conviveram com os habitantes e presenciaram in loco a miséria e a violência típica deste lugar.
Tocados por muitas das histórias e ilusões que foram conhecendo e, ao mesmo tempo, estarrecidos pelos actos cruéis que eram perpetrados por traficantes sem escrúpulos, os irmãos Patrocínio decidiram filmar um documentário sobre o dia-a-dia dos moradores do Complexo.
"Complexo- Universo paralelo", da autoria de Ricardo Martins Pereira, é bem mais do que um simples livro sobre a criminalidade e a pobreza nas favelas, é um documento sobre quem, dia após dia, luta contra adversidades constantes mas, mesmo assim, não se deixa abater.
Uma obra que nos desperta sentimentos antagónicos, que tanto nos deixa desconfortáveis com as atrocidades que o Homem é capaz de cometer, como surpreendidos com a capacidade de, mesmo em condições (muito) adversas, nunca perdermos a esperança de alcançarmos algo melhor.
Imperdível! 


RESPOSTAS ÀS QUESTÕES:

P: Como se chama a maior favela do Rio de Janeiro?
R: Complexo do Alemão.

P: Apresenta-nos algumas soluções para a problemática da violência nas favelas brasileiras.
E a resposta mais bem elaborada foi:

"Por cada criança que frequentasse a escola pública, criava-se um incentivo monetário para a sua família;
por cada arma ou grama de droga que se entregasse às autoridades, haveria retribuição em comida e bens alimentares, a definir;
cada adolescente que estivesse sem emprego, teria direito a um lugar remunerado na comunidade (ex: serviço cívico)".

Vítor Manuel Rodrigues (Pontinha)


MUITOS PARABÉNS!!!

1 comentário :

Ash disse...

Parabéns!