terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Passatempo "Complexo- Universo paralelo"

Endereço electrónico: http://www.presenca.pt/


DEPOIS DO FILME, O COMPLEXO DO ALEMÃO AGORA EM LIVRO

Sinopse: O Complexo do Alemão, localizado na zona norte do Rio de Janeiro, ganhou notoriedade ao longo dos últimos anos por se ter tornado uma das zonas mais violentas da cidade, dominada pelo tráfico de droga, pelo crime organizado, pelas armas e pelos confrontos com as forças policiais. 
Entre 2004 e 2007, Mário e Pedro Patrocínio conseguiram o impensável e frequentaram as favelas do Complexo do Alemão, filmando um documentário que foi galardoado nos EUA com o Prémio Artivist, na categoria dos Direitos Humanos, e que tem sido recebido com aplausos no Brasil e em Portugal, onde estreou nas salas de cinema no início de 2011. 
Este livro baseia-se nas experiências vividas pelos dois autores e constitui um testemunho impressionante não só da realidade do tráfico, mas também do quotidiano dos cidadãos comuns nas favelas.

Info sobre o autor da obra: Ricardo Martins Pereira nasceu em 1976, em Setúbal e é licenciado em Comunicação Social pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas, da Universidade Técnica de Lisboa. Jornalista desde 1996, começou na Rádio Azul, passou por jornais como "24 Horas", "Portugal Diário", "A Bola" e "I", e actualmente trabalha na revista Sábado.
Para lá de jornalista, trabalha também como argumentista, tendo escrito vários guiões para séries da RTP e uma longa-metragem para a SIC.
"Complexo – Universo Paralelo" é o segundo livro do autor, que escreveu, em conjunto com outros jornalistas, a obra "Lisboa – atribulações, deambulações e outras confusões".

Mais informações em: http://www.complexofilme.com


TERMINADO
Enviar um comentário