quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Carrie Fisher (1956 - 2016)


Faleceu esta terça-feira, vítima de complicações relacionadas com um ataque cardíaco sofrido na passada sexta-feira (dia 23) a bordo de um vôo com destino a Los Angeles, a actriz Carrie Fisher.

Filha de um casal de artistas - o falecido cantor Eddie Fisher e a também actriz Debbie Reynolds - a carreira de Fisher fica inevitavelmente marcada pelo seu papel como Leia Organa na saga «Star Wars», na qual voltará a marcar presença no vindouro oitavo episódio, actualmente em pós-produção e com estreia marcada para Dezembro do próximo ano. Da sua filmografia constam igualmente outros títulos conhecidos como as comédias «The Blues Brothers - O Dueto da Corda» (1980), «Ana e as Suas Irmãs» (1986), «S.O.S. - Vizinhos ao Ataque» (1989) e «When Harry Met Sally... - Um Amor Inevitável» (1989), «Gritos 3» (2000), «Matadoras» (2001), «Os Anjos de Charlie: Potência Máxima» (2003) e o recente «Mapas para as Estrelas» (2014).

Mas nem só de cinema se fez o caminho da multifacetada artista californiana. Também na escrita deu cartas assinando oito obras, com especial destaque para o romance autobiográfico "Postcards from the Edge" - adaptado ao grande ecrã em 1990 por Mike Nichols e protagonizado por Meryl Streep, Shirley MacLaine, Gene Hackman, Dennis Quaid e Richard Dreyfuss - que relatava a atribulada relação entre Fisher e a sua mãe. Actualmente encontrava-se numa tournée de divulgação do seu mais recente livro, "Memórias da Princesa: Os Diários de Carrie Fisher".

Logo que a chocante anúncio da sua morte foi tornado público, imediatamente vários quadrantes do mundo do espectáculo lhe prestaram homenagem e dedicaram algumas (sentidas) palavras, como os seus amigos e colegas de elenco Harrison Ford (Han Solo) - que recordou a actriz como alguém "único, brilhante e original" - e Billy Dee Williams (Lando Calrissian), que se mostrou "profundamente triste" com a notícia. 

Tinha 60 anos.
Enviar um comentário