quarta-feira, 16 de março de 2016

Ganha Livro "Expressões Idiomáticas Ilustradas"

LÚDICO E, AO MESMO TEMPO, DIVERTIDO!
O LIVRO IDEAL PARA TODA A FAMÍLIA.


Sinopse: As expressões idiomáticas são formas de expressão próprias de uma língua que reflectem a sua riqueza, pois é através delas que se transmitem referências culturais de determinada comunidade linguística.

Através das frases feitas, um nativo consegue expressar uma certa realidade de forma natural e inconsciente. O mesmo já não acontece com um estudante de uma língua estrangeira, para quem a apropriação deste tipo de expressões e correcta utilização poderão revelar-se tarefa árdua, em particular para os que estão a dar os primeiros passos. Esta dificuldade reside, essencialmente, no facto de estas formas de expressão não poderem ser traduzidas de forma literal para outro idioma, pois o conjunto de palavras que as constituem forma uma unidade de sentido cujos elementos são indissociáveis.

Deste modo, a aprendizagem das expressões idiomáticas reveste-se de particular importância para os estudantes de uma língua estrangeira, pois é através da sua assimilação e utilização que estes revelam a sua proficiência linguística.

Com o objectivo de facilitar essa tarefa foram reunidas neste livro 250 expressões idiomáticas organizadas alfabeticamente, de modo a facilitar a sua localização. Para além da explicação clara e simples e do exemplo que permite observar o funcionamento destas frases em contexto real, todas elas são acompanhadas de uma ilustração humorística, que reproduz o significado literal da frase. São apresentadas também a origem de algumas expressões, sempre que a mesma é conhecida, na tentativa de satisfazer o desejo dos que pretendem compreender como surgiram estas frases na nossa língua.

Finalmente, foram incluídas outras expressões que podem ser usadas em contextos similares, ampliando-se assim o leque de frases à disposição do utilizador deste livro. Desta selecção constam as expressões mais conhecidas e usadas pela população portuguesa e órgãos de comunicação social em geral, mas também expressões regionais (Minho, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) e de alguns países que compõem a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), nomeadamente Angola e Brasil, numa tentativa de dar voz a toda a diversidade cultural do mundo lusófono.
Para mais informações sobre o livro EXPRESSÕES IDIOMÁTICAS ILUSTRADAS clica aqui.

Sobre a autora: Sofia Rente licenciou-se em Ensino de Português em 2002 e tem exercido, desde então, a sua actividade profissional nesta área, não só no ensino de crianças e adultos, mas também no ramo editorial. É co-autora de manuais escolares de Português para Portugal e Cabo Verde.

TERMINADO
Nome da premiada AQUI.

Sem comentários :