sábado, 23 de abril de 2011

REVIEW: "A última noite"


FICHA TÉCNICA:
Realizadora: Massy Tadjedin
Actores: Keira Knightley, Sam Worthington, Eva Mendes
Género: Drama/ Romance
Duração: 1 hora e 30 minutos

SINOPSE:
Michael (Sam Worthington) e Joanna Reed (Keira Knightley) são um casal que terá a sua relação testada como nunca antes fora: enquanto que o primeiro parte numa viagem de negócios com Laura (Eva Mendes), uma explosiva latina que se sente atraída por ele, a segunda encontra casualmente na rua Alex (Guillaume Canet), sua antiga paixão, e com quem, na ausência do marido, decide passar a noite...

O VEREDICTO:
Alicerçado no óptimo trabalho dos quatro protagonistas, este "A última noite" é um filme que prima pelo realismo e pela actualidade do seu argumento. Porém, sentimos que a realizadora poderia ter ido mais além e que não aproveitou totalmente a matéria-prima que tinha à sua disposição.

NOTA (0 A 5):

3 comentários :

Urban Cat disse...

Já está no "forno"!

ArmPauloFerreira disse...

Discordo totalmente desta critica ao filme. Zango-me até... era uns açoites para esses lados... ai!

Para mim este é um filme brilhante, a pontos de poder ser perturbador até. Diria que depende imenso de quem vê e do seu estado pessoal.

A Última Noite" não só é visualmente belo, em contínuo estado de candura, que igualmente nos seduz e embala ao longo do visionamento.

O melhor do filme é a atenção da realizadora aos detalhes e a sensibilidade que presta a cada personagem.
Massy Tadjedin, é a autora deste magnifica obra. Escreveu e realizou com abundante mestria, dominando o filme habilmente, inserindo detalhes visuais fundamentais ao longo de toda esta mise-en-scéne riquíssima de pequenos pormenores. Servindo-se de uma fotografia charmosa nos seus tons e de enquadramentos que fazem sobressair o romantismo.
Esta realizadora recorre ainda á técnica dos espelhos, deixando-nos como que a observar hipotéticos alter-egos que se questionam do que fazem. Brilhante.

Em termos de argumento, apresenta uma construção inteligente, onde pontuam com brilho diálogos admiráveis e contundentes.

Ser casado aqui pode parecer um mero detalhe mas a verdade é que, na minha visão, todo o filme gravita em torno desta detalhe fundamental. É o factor casamento que impede, agrava e fabrica as tentações.
E é a partir do casamento que se faz a exortação dos sentimentos do coração, adultos que deixaram para trás ora casos mal resolvidos ora o desejo premente do momento.

"Last Night" é um drama que recomendo fortemente a descoberta.

Para quem estiver interessado, tenho uma massiva review a este magnifico filme. É longa e portanto também pode servir para quem queira adormecer com a minha reflexão, nunca se sabe mas pode ser serviço público ajudar a dormir...

Cine-critica: Last Night (2010)

Close Up! disse...

ArmPaulo, obrigado pela tua opinião discordante!
:)